Atualizações de janeiro, 2014 Ativar/desativar aninhamento de comentários | Atalhos do Teclado

  • Eduardo Zulian 17:53 em 3 de January de 2014 Link permanente |  

    Introduzindo Quizumba 

    Galera, o Quizumba, o nosso tema de midia livre para organizações com bastante conteúdo, está no GitHub!

    Isso não significa que ele esteja pronto, claro. O Quizumba ainda está em beta e são pequenas as funcionalidades ainda. No entanto, a principal dessas funcionalidades, as colunas de conteúdo, já está sendo criada com ajuda da biblioteca Masonry. Em telas menores, inclusive, as colunas já se ajustam automaticamente (dependendo do dispositivo, serão vistas apenas duas ou até mesmo uma coluna somente).

    Necessidades

    • Criar o submódulo dentro da Rede Livre. @jacson, poderia me ajudar com isso?
    • Publicar o tema no ar já, mesmo em estado cru! É importante demais que isso não demore tanto quanto demorou com o Kaingang para que os nossos clientes internos (Stamato e Phil) possam testar e adicionar conteúdos. @jacson, preciso de você pra isso também!
    • Continuar a discussão. Fiz algumas sugestões ao tema em um outro tópico aqui dentro do Dev. Precisamos discutir essas coisas ou ficaremos no limbo por muito tempo.
    • Informar bugs, dar sugestões ou fazer perguntas nos issues do GitHub. Isso é importantíssimo para o projeto. Caso as dúvidas venham de fora, seria importante que um dos nossos clientes internos sistematizasse as questões. Para dúvidas gerais, não há problema se usarmos o Dev; agora, para questões pontuais, erros ou melhorias, podemos usar o GitHub mesmo.

    E vamo que vamo!

     
  • Eduardo Zulian 11:33 em 30 de December de 2013 Link permanente |
    Tags: destaques   

    Plugin para padronização dos destaques 

    post2home

    Atualmente, cada tema desenvolvido na Rede Livre adiciona os destaques à sua maneira. Se para os desenvolvedores já é complicado, imagina pro nosso usuário final que quer escolher um tema diferente para o seu site. Pois bem, Jacson e eu conversamos esses dias sobre padronizarmos a forma como os destaques são criados para os posts. Há um pluginzinho feito pelo pessoal do Hacklab chamado post2home. Eu fiz um fork dele para a Rede Livre que pretendo trabalhar em cima. Aqui é possível ler um pouco mais sobre o plugin.

    Observações

    • Ao mudar de tema, os destaques se mantém, não importando qual seja o escolhido. Isso facilita muito as coisas para o usuário, que pode fazer testes com os temas que mais o interessem.
    • Vamos adicionar o plugin dentro da pasta mu-plugins, para que ele esteja sempre ativo para qualquer tema (ou seja, o usuário não precisaria ativá-lo pra usar o recurso). Detalhe: nem todos os temas terão áreas de destaque, o que eu acho ótimo. Para esses casos, a nossa ideia foi criar um widget com os posts destacados, para que, no mínimo, se o tema não permitir, o usuário possa ter uma lista desses posts na sua barra lateral.
    • A princípio, o plugin pode gerar um problema principalmente com o Guarani, que implementa a funcionalidade dentro do tema. Precisaríamos achar uma forma de varrer cada site que use o Guarani pra fazer essa troca, pois os usuários veriam duas colunas Destaque.

    O que precisamos

    • Pensar, quem sabe, em um nome melhor. post2home é específico demais. Nomes em inglês, em português ou em espanhol, tanto faz. Alguém tem alguma sugestão?
    • Apontar, na Rede Livre, para esse submódulo que, por enquanto, se encontra no endereço https://github.com/redelivre/post2home. @jacson, é tranquilo apontar antes e mudar o nome depois ou seria mais interessante que já definíssemos isso logo?
    • Definir tudo isso logo, para que já possamos usar a funcionalidade para os temas que vem a seguir.
     
    • Eduardo Zulian 9:45 em 17 de janeiro de 2014 Link permanente | Faça login para responder

      Aproveitando, deixo aqui um plugin que funciona de forma semelhante: http://wordpress.org/plugins/sm-sticky-clicky-star/screenshots/

      Ele também cria uma coluna para destaques, mas usando os próprios posts fixos do WP. Talvez seja mais interessante usarmos um mecanismo que já integre com o que o WordPress faz.

    • Jacson Passold 17:23 em 17 de janeiro de 2014 Link permanente | Faça login para responder

      É interessante definirmos o nome antes, vamos conversando sobre, deixo: rl-destaques como uma sugestão.

    • Eduardo Zulian 17:47 em 21 de janeiro de 2014 Link permanente | Faça login para responder

      Massa, Jac. Mas, com relação à forma, como vamos implementar isso? Essa agora vem sendo a minha dúvida. Nossas duas opções são:

      1 – Usar o esquema do posts2home. Ele cria uma meta key chamada “_home” e avisa que os posts com essa meta key tem uma área de destaque. O grande problema que vejo é que emulamos um comportamento que já existe dentro do WP.
      2 – Usar o esquema já do WP, com os posts fixos. A lógica é de fixar posts no topo de um site; imagina uma lista de posts e você quer deixar um deles fixo (quem sabe um aviso importante) no topo da ordem cronológica. Hoje essa opção é muito escondida na área de edição de um post, mas com um fork do plugin acima poderíamos melhorar isso (criar um esquema drag-and-drop para a ordem dos posts, por exemplo).

      E aí, alguma ideia?

    • Jacson Passold 14:55 em 23 de janeiro de 2014 Link permanente | Faça login para responder

      O que gostaria é de ter opção de colocar qual área de destaque seria uma boa, gostaria de poder marcar se o post é destaque tanto na listagem quanto no post em si. Acho que podemos ter uma solução mista, que seja com meta, mas que seja compatível com o fixo, assim, testando se ele for fixo, coloca na área padrão de destaque, apenas por compatibilidade.

  • Jacson 17:53 em 27 de November de 2013 Link permanente |
    Tags:   

    Widget RSS3.0, especificação? Precisamos das demandas desse plugin.

     
    • Eduardo Zulian 11:54 em 29 de novembro de 2013 Link permanente | Faça login para responder

      Solta uma pequena ideia sobre ele, @jacson, porque não sei do que se trata!

      • Jacson Passold 14:24 em 3 de dezembro de 2013 Link permanente | Faça login para responder

        Conforme eu comentei na reunião, Isso é o que eu lembre de conversar informais que tive com o Jpmelh e com o Phillipe:
        Imagino que temos 2 demandas nesse projeto:
        1) Leech RSS: Ter uma “cara de mais bonita” (layout do widget), provavelmente mais opções, tem que ver porque 3.0, isso eu não sei;
        2) Provider RSS: Que precisa disponibilizar de forma organizada os dados do site, por exemplo, rss de uma taxionomia, de uma post_type;

        • Phillipe Trindade 19:07 em 10 de dezembro de 2013 Link permanente

          É isso aí, Jac!

          Funcionalidades
          Na real precisamos já prever maneiras de circular conteúdo entre a rede e de fora da rede dentro dela… Ou seja, prever um agregador que possibilite 1) receber e 2) sindicar cinco coisas dos post_types:

          1. Título
          2. Resumo
          3. Autor
          4. Data
          5. Imagem destacada

          Creio que o mais cabeludo vai ser a imagem destacada…

          Para mim, a maior referência é o widget “Posts de uma Categoria” do Guarani, cuja configuração dá essas opções, permitindo usar o 5. ao “destacar um post”, no que o widget chama a imagem destacada.

          Quem sabe essa opção fique restrita ao RSS sindicado dentro da rede, mas não tem problema.

          Layout
          Uma segunda questão é o layout. Acho que o ideal é não ter um próprio. Hoje, ele exibe os itens 1, 2, 3 e 4 em texto simples, mas, na lógica dos Posts de uma Categoria, seria importante exibir esse conteúdo dentro da identidade visual de cada tema, principalmente se o destaque estiver ativo.

          Outra referência é o layout do tema creta do plugin Delibera, em que a Thalita preparou um código que adapta alguns detalhes da exibição ao layout do tema, o que talvez contemple já boa parte dessa problemática.

          Espero ter sido claro. Sigo aí para mais dúvidas.

  • Jacson 11:54 em 6 de November de 2013 Link permanente |
    Tags: padroes   

    Padrões de Desenvolvimento, vamos discutir? 

    Precisamos definir os padrões de desenvolvimento, como por exemplo:

    widgets (blocos encaixáveis?)

    1) Ter uma pasta widgets dentro do plugin (extensão) ou tema;
    2) Dentro desta pasta ter para cada widget uma pasta com o nome da classe dele, e dentro da pasta o arquivo php com o mesmo nome representando a classe;
    3) Dois arquivos para os modelos de visualização->view.php, e formulário->form.php;
    4) Se for necessário css, coloca-los em uma pasta css;
    5) Se for necessário JavaScripts, coloca-los em uma pasta JS e evitar coloca-los dentro do código php ou html;

    Blocos de código;

    [comando]
    {
         [bloco];
    }
    
    switch
    {
        case "":
        {
              [bloco];
        } break;
    }

    Nomenclatura de arquivos
    classes:
    1) Mesmo nome da classe;
    2) Um arquivo por classe, a não ser em caso muito específico;

    Formato do Arquivo
    1) Fim de linha LF (fim de linha padrão unix)
    2) Sem shorttags;
    3) Inicio e fim da tag php:

    
    

    3) Evitar abrir e fechar tags htmls em arquivos separados, como por exemplo abrir no cabeçalho (header) e fechar no rodapé (footer)

     
  • Eduardo Zulian 9:38 em 1 de November de 2013 Link permanente |
    Tags:   

    Sidebar 

    A sidebar aqui do Dev tá meio zoada. Achei estranho e fui ver o Participe do WP-Brasil, que tem a mesma versão do P2, e tá tudo ok. Aparentemente, algum plugin ou configuração geral está modificando o container dos widgets, trocando o padrão do register_sidebar(), que é uma li, por div. Além disso, os títulos tão usando o h3 em vez do h2 padrão. @jacson, sabe algo sobre isso?

    Ideia: usar a tag ‘meta’ pra referenciar este site!

     
    • Jacson Passold 11:21 em 4 de novembro de 2013 Link permanente | Faça login para responder

      Não sei, mas pode ser por causa da adaptação que eu e o Juliano fizemos, nós migramos a plataforma de tema para mu-plugins, isso acarretou vários problemas, então eu pedi para o Juliano rastrear, então foram arrumados vários problemas, mas ainda podemos ter outros, então tem que achar se tem alguma ação ou filtro que passo pela varredura dele.

  • Jacson 16:09 em 31 de October de 2013 Link permanente |  

    Maravilha Edu

     
  • Eduardo Zulian 15:41 em 31 de October de 2013 Link permanente |
    Tags: ,   

    Só pra inaugurar este espaço, eis o endereço da Rede Livre dentro do GitHub: https://github.com/redelivre/

    Para publicizar o seu perfil na rede, basta entrar em https://github.com/redelivre?tab=members e clicar no Publicize membership.

     
    • João Paulo Mehl 20:37 em 1 de novembro de 2013 Link permanente | Faça login para responder

      Bacana Edu! Será importante jogarmos no Github a plataforma “Rede Livre”completa também, para além dos temas.
      Também devemos colocar dentro da Rede Livre o “WebContatos”, @jacson, pode fazê-lo?
      Também acho que todos os plugins que formos trabalhar devem os forks devem ficar sobre este guarda-chuva.
      O que me dizem?

      • Phillipe Trindade 16:29 em 2 de novembro de 2013 Link permanente | Faça login para responder

        Pleno acordo! Temas, plugins e sistemas 🙂
        Tem que rolar uma engenharia da pauta pra encaixar essas metas demandas
        Precisando, estou de volta hehe

c
escrever novo post
j
post seguinte/ comentário seguinte
k
post anterior/comentário anterior
r
Resposta
e
Editar
o
mostrar/esconder comentários
t
voltar ao topo
l
vá para login
h
mostrar/ocultar ajuda
shift + esc
Cancelar